sexta-feira, 29 de maio de 2009

Vale a pena ver de novo!

Eu sempre gostei de música brasileira e principalmente de ritmos mais dançantes como samba e samba-rock, por exemplo. Até hj adoro assistir quando passa reprises daqueles festivais de antigamente que a galera participava ativamente.Bom, então posso dizer que Wilson Simonal, pra mim, não é nenhuma novidade.

Lembro que sempre perguntei pra minha mãe de quem ela gostava mais: do Simonal ou do Jair Rodrigues, acho que pq desde pequena achava o Simonal metidão e o Jair o que a gente chama de "um amor de pessoa" (tive a oportunidade de conhecê-lo has 2 anos atrás e comprovei isso).

Enfim, gostava da música do Simonal mas não ia com a cara dele e ai se encerra o que eu sabia da vida dele.

Ai ele voltou pra minha vida quando conheci o Simoninha e o Max de Castro. Pra mim Simoninha está entre os 10 mais da música brasileira e curtir o som dele me faz voltar a escutar Simonal.

Hj, passado algum tempo que conheço o trabalho desse grande artista, vejo as pessoas (re) descobrindo seus sucessos e eu, descobrindo sua história.

Toda essa introdução foi para falar do documentário do Claudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer "Simonal-Ninguém Sabe o Duro que eu Dei", que tive oportunidade de ir na pré-estréia junto com um monte de antenados.

O documentário conta a ascenção e queda de um artista fantástico, que levou multidões a cantar suas músicas, que foi odiado (por ser negro e arrogante) e amado (por ser negro, talentoso, batalhador e arrogante) mas que por ingenuidade (ou ignorância de alguém que talvez achasse que pq era famoso podia tudo) se meteu em uma grande confusão em pleno Regime Militar.

Pra mim um roteiro completo:música e Ditadura Militar, assuntos que me fascinam.

Um filme que conta uma parte da história que ninguém até então havia mexido mas que acima de tudo divulga a carreira desse gênio e denuncia as injustiças que sofreu, principalmente da mídia, e que culminaram no final da sua carreira.

A princípio eu achei que o o documentário ficaria restrito a alguns grupos e que não teria uma aceitação muito grande, mas nos blogs, nos sites, na imprensa em geral não se fala em outra coisa

As pessoas se maravilham com o artista e com o que aconteceu e mais ainda, se é que isso ainda é válido, se tornam solidárias à família e de certa forma se desculpam pelas injustiças cometidas mesmo que muitos nem mesmo haviam nascido na época.

Amigos e inimigos (assim eu considero as pessoas que acabaram com ele na mídia) dão seu depoimento com muitos argumentos e sentimentos.

Um filme que vale a pena ser visto, pensado e principalmente curtido

2 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Renata,

Eu tb adorei esse filme! Reforço a sua dica, Simonal é tudo.

Obrigada pela visita ao 3xtrinta. Fiquei feliz ao ler seu comentário dizendo que o nosso blog foi "super recomendado". Me conta quem recomendou depois.

Beijão e bom final de semana,

Bela - A Divorciada

Frô disse...

Oi Rê,

O post tá com um pouquinho de delay, mas mostra também o que eu penso a respeito do filme.

Fique firme nos posts!