sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pratica ou teoria, o que vale mais afinal?

Um dos assuntos que dominam os noticiários dessa semana é o resultado da prova do ENAD (Exame Nacional de Desempenho de Estudante) que visa avaliar as instituições de ensino superior do país através de uma prova feita pelos alunos da mesma.

Certo isso? Sei não!

Ontem conversando com o (ex) estagiário que se formou essa semana ele disse que a facul dele foi super mal nesse exame mas que o ensino não é ruim, porém os alunos estavam extremamente descontentes com a adm e foram mal no tal exame de proposito. O mesmo ja aconteceu com outras faculdades que eu conheço, inclusive na que eu estudei.
Não é uma forma legal de se comportar, é até imaturo em se tratando de pessoas que acabaram de se formar, mas não deixa de ser uma forma de protesto contra coisas que sabemos que acontecem nos bastidores das instituições durante os anos que la passamos,assim como sabemos que em muitas universidades os alunos tem tantas coisas que motivam que acabam retribuindo de alguma forma.

E onde isso entra na vida profissional?

Quando empresas de mentalidade fraca avaliam o candidato pela insituição que estudou e não pela sua competência!
Ou vc nunca recebeu um anúncio de vaga com a seguinte observação: somente faculdade TOP?

Ai, partindo do principio que as melhores instituições, aquelas que mais satisfazem seus alunos (seja pelo ensino ou pelo que oferecem) são as que custam caro, temos como candidatos que levam vantagem na competição aqueles que, em uma escala de necessidade financeira, são os que menos precisam trabalhar. E isso vira um ciclo vicioso.

Claro que não é 100% assim. Estou generalizando pq a porcentagem é grande.

Sem contar que, se as instituições denominadas TOP são as mais caras, e os estudantes dessas ingressam logo ao término no ensino médio, não raramente encontramos recém formados imaturos e sem visão nenhuma de mercado de trabalho.

Mas como eles estão nas melhores insituições de ensino, ok! Experiência pra que?
Logo começam as reclamações com relação ao funcionário recém contratado. Lembram do que candidato que tinha mais vivência profissional mas estudou em uma instituição mal classificada no ENAD, e olha que o coitado nem fez a tal prova...

Como tudo nesse país, o assunto é polêmico e não leva a lugar nenhum pq é assim que deve ser.

Conheço otimos profissionais que atuam em áreas completamente diferentes daquelas que estudaram pois nunca tiveram a oportunidade de exercer aquela a qual se dedicaram na teoria.
Mas como conseguimos mudar a mentalidade de quem define o que é "certo" ou "errado" para a empresa?

O assunto é longo.
O sistema funciona assim (e ainda vai funcionar) a muito tempo, e muita gente boa vai deixar de brilhar por causa dessas burocracias mediocres.

Mas sabe aquele cara que definiu que o melhor profissional dele será o que sentou a bunda na melhor carteira da cidade,assinou a lista de presença e foi pro bar beber ja que ninguem ia sentir sua falta na sala de aula pois o importante é que a mensalidade esta em dia? Então, esse cara é aquele que qdo leva uma rasteira da vida filosofa: "É, a vida ensina"!
Pois é meu caro, a vida ensina.
Teoria é importante mas na prática, a teoria é outra.

Nenhum comentário: