quarta-feira, 23 de junho de 2010

O maior espetáculo da Terra


Desde 11 de junho está acontecendo o que para mim é o maior espetáculo da Terra: COPA DO MUNDO!
De 4 em 4 anos o mundo, na sua grande maioria, respira futebol.Não se fala em outra coisa, parece que durante esses dias todos os problemas nacionais desaparecem, a única preocupação é saber até onde aqueles 22 cidadãos e sua equipe técnica levarão o seu país.
Isso definitivamente me encanta!
Aliás várias coisas me encantam durante esse período além do futebol, que é meu esporte favorito: as torcidas, a animação das pessoas, o patriotismo, a união dos povos mesmo quando rivais.
Taí, essa é a maior magia da Copa, a paz!
Países ricos e pobres em pé de igualdade (ah, não vamos falar de esquemas táticos nem de salários ,vai.). Todos no mesmo território, em busca do mesmo objetivo. Inimigos que se respeitam.
Claro que não posso deixar de citar o desfile de gente bonita dentro e fora do campo (não estou generalizando)
E os hinos? Não entendo "lhufas" mas acho sensacional esse momento, assim como me emociona a emoção dos jogadores que entram em combate, com suas belas fardas (2010 será marcado por belos uniformes) na gana de lutar pelo seu país. E a carinha da criançada que entra em campo com esses guerreiros? Sorrisos para todos os lados.
E nesse ano, em particular, a Copa tem um gostinho especial. Tem um gostinho de revanche, de "tapa com luva de pelica". La estão os melhores e mais sofridos anfitriões desse planetinha. La estão os negros que tanto preconceito sofrem desde o começo das suas histórias mas que se despem de tudo que ja sofreram, e ainda sofrem colhendo os frutos de uma triste história como do apartheid, e se abrem em sorrisos, demonstram muito amor para receber seus irmãos de alma, afinal alma não tem cor.
Sejam bem-vindos americanos, alemães, coreanos, chilenos, japoneses, argentinos, italianos, franceses, brasileiros... essa festa é de todos nós!
"Sim nós podemos!", eles gritam através de olhares orgulhosos, fazendo que o mundo nem perceba que naquele continente milhares e milhares morrem de fome e de todo tipo de doença.
A Copa na África é a definição do termo Deus é justo. Tão justo que deu a chance desse país dar uma grande festa e convidar o planeta para mostrar que somos todos iguais.
Ao som das vuvuzelas o mundo se junta para ver a Jabulani rolar.
Quem vai ganhar ainda é uma incógnita, ja que, tecnicamente falando, a Copa esta fraca.Eu estou apostando mais na Argentina do que no Brasil, mesmo não querendo que isso aconteça.
Mas o que eu posso dizer sobre ganhar ou perder, é o seguinte:
-Quem está ganhando é o Planeta que pode, de 4 em 4 anos, ver seus filhos em paz mesmo que seja por um mês. E quem vai perder somos todos nós amantes da paz e do bom futebol quando tudo isso acabar.
Mas ainda bem que a vida é cíclica e daqui 4 anos começa tudo outra vez, e melhor, ao vivo e em cores, com cheiros, sons e sabores, ja que a próxima será aqui no Brasil.


2 comentários:

Frô disse...

Tb adoro copa, principalmente aqui no Brasil. Adoro o clima! Fiquei parecendo uma turista tirando fotos - mas porque é que só gringo pode apreciar o que temos de bom? Curti muito o Brasil X Chile na Vila! Bora chupar laranjas!

Anônimo disse...

Eu não gosto de futebol, mas adorei esta Copa por ter tido a oportunidade de reunir amigos para festejar na minha casa. A final foi motivo para eu passar o domingo lindo e maravilhoso em Copacabana no FIFA FAN FEST, merece um parenteses, muito bem organizado, que diria o meu love, me senti na europa, só que com areia em cena...hehehe. Oh, oh,oh, oh...
Agora tem blog da MA, passa lá, ta maior legal
Beijos, Bia Santos
http://mapaixonantes.blogspot.com