sexta-feira, 26 de março de 2010

Pão e Circo!

Hoje é o ultimo dia do julgamento dos Nardoni. Finalmente saberemos o destino do casal protagonista de uma das histórias mais tristes dos últimos anos: menina de 5 anos de idade é encontrada no chão do andar térreo do prédio após ser arremessada pela janela do sexto andar com marcas de asfixia e alguns hematomas pelo corpo. E os principais suspeitos? Pai e madrasta.
Não vou prolongar a história pq todo brasileiro conhece, mas foi brutal e parece que quem mora perto do lugar do crime como eu que moro na rua de trás, tem um envolvimento maior com a história, mas uma coisa muito está me incomodando nisso tudo, transformaram um julgamento importante em um circo.
Acho inadmissível o que as pessoas estão fazendo na frente do Fórum. Horas e horas na fila para tentar um lugar no tribunal. Velhos, pais de família e jovens que dormem na fila e fazem questão de posar para fotógrafos de sites e jornais se vangloriando do número da senha que da direito de participarem do "espetáculo". Pessoas que tentam se aproveitar de uma situação que não diz respeito a eles para se mostrarem justos e solidários.
Justos? Solidários? Desculpa mas não acho que isso que está acontecendo tenha a ver com solidariedade e justiça. Pra mim isso tem a ver com o lado sádico do ser humano, que adora uma tragédia.
Todos querem uma resposta, querem que quem cometeu essa atrocidade pague, afinal embora saibamos que existem muitas "Isabellas" poucas tem a chance de ver seus assassinos condenados, mas nada justifica o oba oba que se transformou esse julgamento.
Ninguém ali pode mudar essa história tão particular das duas famílias envolvidas.
Vejo aquelas senhoras conversando e rindo na porta do fórum, gritando por justiça na frente das câmeras e penso se elas não tem uma vida pra cuidar, um tanque de roupa suja pra lavar.
E os jovens que estão la com seus discursos de "vamos mudar o mundo"?
Mudar o mundo todo mundo quer, mas pq não começam pelo seu mundo? A presença deles em sessões da Câmara, em julgamentos de CPI com certeza teria muito mais a ver com essa mudança.
Nesse caso especificamente, o mundo particular de cada um não vai mudar!
Com relação a violência, seja ela contra quem for, nosso mundo só vai mudar qdo ela for extinta. Utopia!
Não acuso o sentimento de solidariedade para com a família da vítima, nem a sede por vingança pois essa eu tb tenho. Critico esse querer aparecer, esse (mais uma vez) circo formado em torno de um assunto sério, triste, comovente e particular.
Se todos ficassem em suas casas, mandando energia positiva, pedindo a Deus ou seja la pra quem acreditam, que os envolvidos sejam iluminados, a verdade venha à tona e a justiça seja feita , com certeza seriam muito mais úteis.
Aliás importante falar nisso: "que a justiça seja feita", pq no calor dessa comoção nacional, pouca gente esta levando em conta que não existe 100% de certeza de que foi o casal, não existe prova que confirme 100% as cenas defendidas pela acusação e dependendo do veredito, uma injustiça muito grande poderá ser feita.
Bom, mas estou escrevendo para falar sobre a papagaiada que o povo está fazendo e não pra acusar X,Y ou Z.
E o que eu espero disso tudo?
Que acabe logo, assim Isabella poderá finalmente descansar em paz pois ela deve ser quem mais está sofrendo com tudo que está acontecendo!

Nenhum comentário: