terça-feira, 6 de outubro de 2009

Desapegando e olhando pro umbigo

Dois assuntos complexos, de comportamentos humanos, tem habitado minha cacholinha nos últimos dias e hj cheguei a conclusão que dá pra falar deles juntos: o desapego e o egoísmo, ou de uma forma mais light "eu e meu umbigo" denominação que eu dei para esse comportamento pq não é bem um egoismo, é somente um ato de se colocar em primeiro lugar e as vezes dar um foda-se bem grande aos outros.

"Eu e meu umbigo":

Ja tem algum tempo que venho observando o comportamento de algumas pessoas que me cercam e vejo como elas tem certeza de que o mundo gira por causa delas.
A opinião dos outros nunca é levada em conta, os outros nuncam são melhores em nada, suas opiniões são unanimes e nunca cedem. Sempre, tudo deve ser feito segundo a sua vontade.
Essas pessoas só olham para si, não abrem mão de nada para ajudar uma outra pessoa se não estiverem afim, sua felicidade vem acima de tudo e de todos.
Durante muito tempo chamei isso de egoísmo mas hj eu vejo que é uma forma de amor proprio.E quer saber? Essas pessoas estão super certas: eu primeiro, eu segundo, eu terceiro...
Lembro da primeira frase que eu ouvi da minha terapeuta, no dia da minha primeira consulta: "Vc tem que pensar da seguinte maneira: eu em primeiro, em segundo, em terceiro, em quarto lugar e em quinto os outros"
No começo achei aquilo um absurdo, um egoísmo sem fim mas resolvi colocar em prática e qual não foi minha surpresa? Minha vida melhorou muito.
Eu sofria algumas vezes qdo decidia por mim e não pelo bem comum, mas as coisas funcionavam.
Algumas pessoas se afastaram, acredito eu que foram aquelas que se aproveitavam de eu ser "boazinha", mas outras se aproximaram pois acredito que me mostrei mais forte.
Mas fui perdendo isso com o tempo e voltei a ser aquela "boazinha" que sempre cede, que perderia um dia de sol para tirar alguém de uma situação complicada mesmo que o objetivo daquele dia fosse a marquinha de biquini.Conclusão: voltei a ser o meu segundo plano e,consequentemente, aquela que as pessoas "tripudiam" em cima.
Família, amigos e amores sempre em primeiro lugar, e esses dias eu parei pra pensar o que ganhei até aqui?
Meus questionamentos sobre esse assunto vieram à tona o dia em que percebi o comportamento "eu e meu umbigo" dentro da minha propria casa e vi que estava funcionando tanto qto para as outras pessoas que eu conheço e que adotam a filosofia.
Fichas e fichas cairam. Como disse, lembrei do conselho da terapeuta e do qto funcionou na época.
Quem sabe do que eu estou falando entende que isso não tem nada a ver com aquele egoísmo que aprendemos quando somos crianças do tipo "tenho um monte de brinquedos mas não empresto nenhum" e sim com "eu não vou viajar com vc pro campo pq eu preciso ir pra praia, pisar na areia, entrar no mar ... isso é que me faz bem."
Sera que me fiz entender?
Tem coisas que são só nossas (medo, sonhos, objetivos ...) e que não adianta tentar dividir ou passar por cima pois a felicidade que encontramos é só nossa.

Bom, a partir do assunto acima entra o tal do "Desapego", pois de nada adianta tomar uma atitude "Eu e meu umbigo" e achar que tudo sera como antes.
É preciso saber que quando vc se colocar em primeiro lugar, muita gente vai sair da sua vida mas muita gente também vai entrar.
Vc vai perder? Obvio que não!
O Universo é tão maravilhoso que com o tempo vc descobre que não perdeu nada, nem ninguem. Vc apenas mudou e aquilo (ou aquele) não tinha mais espaço na sua nova vida.
Nada é por acaso é uma frase cliche? Não,não!
Repara, tudo que nos acontece é na hora em que tinha que ser, deixa a lição que tem que deixar, te faz enxergar um monte de coisa e zupt ... se vai!
E ai é preciso desapegar, entregar pro Universo cuidar do depois pois senão o sofrimento é fato consumado.
Quem nunca chorou qdo teve que se desfazer de um objeto que gostava muito, não se entristeceu qdo saiu do emprego que já não aguentava mais, não terminou o ultimo dia de aula com um nó na garganta, tudo por causa do apego?
Quem não continuou atendendo o telefone, respondendo o e-mail e até marcando um choppinho com aquela pessoa que lhe faz mal pq no fundo não quer que ela se afaste, vc ja tem apego por ela. Quem não continua ligando pra saber daquela pessoa que vc sabe que fala com toda a turma mas não te liga pra dar um oi, só pq vc gosta muito dela e tudo que ja viveram juntas? Nos apegamos até a personagens de novela ...

Então é isso, para se ter um compromisso com vc de "Eu e meu umbigo" é preciso saber que antes de mais nada o Desapego se faz necessário.

Isso pra mim é uma receita de equilibrio, e pensa que maravilhoso ter perto de vc pessoas que entendem isso!

3 comentários:

D R I K A disse...

Muito bem! Mais uma vez estou orgulhosa de vc! Eu aprendi pensar assim mesmo: eu primeiro, eu segundo..lá pelo quinto lugar vem o nós...Quer saber? Eu colho os frutos todos os dias!!!
Quem te ama de verdade, vai entender e respeitar...e os outros...já vão tarde!
Bjs

Paty disse...

Amei o post Rê! Fiquei até arrepiada, de verdade.

A única pessoa que pode te fazer feliz é você mesma.

Do it!

Beijos

Frô disse...

Oi Rê,

Terapia expressa,é? Falar "não" às vezes faz bem, mas é difícil, eu mesma tenho essa dificuldade. Mas na dosagem certa vale a pena.